quarta-feira, 10 de outubro de 2007

=0P É falar, discutir, debater... Infinitamente.

Há tempos não leio jornal. Ou revistas do tipo Época, Veja etc. Meu negócio agora tem sido ler Superinteressante, Galileu, O Poderoso Chefão, gibis e assistir ao Cidade Alerta, a documentários históricos - principalmente sobre a Idade Média - e ao Casos de Família. É que eu cansei, entende? Cansei do Renan Calheiros, da justiça [?], do aquecimento global, do etanol.
Sabe por quê? Porque, sinceramente, eu não dou a mínima. Quando eu era pequena e aprendia todas aquelas coisas que a gente supostamente não deve fazer, eu não fazia. Em compensação, havia coleguinha pra sujar o chão, coleguinha pra bater nos outros, coleguinha pra tirar catôuta do nariz cantando o hino nacional. Daí, quando eu cheguei na sexta série, resolvi que podia descambar também e deixei de me importar.
O país monta no pobre; o pobre não sabe disso e, se sabe, as contas não permitem que ele saiba direito; o rico enriquece, concebe grandes ou grotescos projetos, e fica mais rico, não importando o quão éticos são os meios utilizados para tanto; e a classe média... a classe média some, porque o governo bem sabe que é ótimo quando há apenas o lado pra enganar e o outro pra acompanhar no deboche. Não que isso me irrite, de forma alguma. O que me irrita é ter de escrever sobre as melhorias que poderiam ser implantadas no sistema educacional do país, ou ter de ouvir que os cientistas desenvolveram um novo traje espacial que possibilitará a vida na lua sem auxílio de propulsores a jato, ou ainda ter de saber sobre a merda do superaquecimento global e o derretimento das porras das calotas polares. Como o Davi e eu um dia concordamos "quando essa coisa nos atingir de fato, estaremos mortos. Até lá, a gente curte o calorzinho". (E, se for o caso de faltar água, bem... O Rio Amazonas, que eu saiba, ainda permanece em território brasileiro. Se bem que a Ana costumava nadar no Velho Chico, então talvez eu prefira migrar lá pr'os cantos de Minas/Bahia por conta desses fatores meramente sentimentais.)
O problema é que se você não sabe discorrer sobre todas essas coisinhas, vira um "alienado", sem papo. Paralelo de ameba. Por algum motivo, o vivente com maior acesso a uma gama interminável de informação tem que ser capaz de discutir o código penal brasileiro e propor soluções pra todo tipo de pepino, até mesmo para o narcotráfico que, não tão raro assim, ele financia, ao mesmo tempo que se liga em temas decorrentes do cotidiano social, como amizade, respeito etc - pode ser só pra passar na faculdade e encher lorota naquelas redações chatas acerca de tudo aquilo sobre o que tu não quer saber. Bah, esse tipo de coisa me dá nojinho.
E a violência me dá desgosto. u.u' Porque eu penso que, em parte, ela é inerente ao ser humano... ou seria ao idiota?

beat it, michael jackson

Um comentário:

Artur Gelumbauskas disse...

Concordo com o que você disse... mas, porra, aquecimento global é coisa séria! Você tem só 18, até 2050 cê tá bem viva...