sexta-feira, 11 de abril de 2008

Em guarda, troianos!

Ontem, pela manhã, o rei Menelau de Esparta reuniu as tropas aliadas e declarou guerra aos troianos. Sua esposa, Helena, fora raptadada pelo príncipe Páris, de Tróia, cuja visita parecia tratar, até onde se pensava, de questões meramente diplomáticas.
O irmão do rei, Agamenon, fez os últimos preparativos esta tarde e parte amanhã em direção à cidade inimiga, no comando de mil naus e guerreiros prodigiosos, dentre eles o hercúleo Aquiles. Questionado sobre um possível entendimento, ou mesmo um acordo com o príncipe troiano, Agamenon, não menos furioso, alegou que "tamanho ultraje não passaria impune; seria uma ofensa à Esparta!".

O clima de hostilidade entre as duas
cidades gregas, porém, não é um assunto tão recorrente como o é a beleza da rainha espartana.
Especialistas afirmam que ela sofre de uma disfunção hormonal caracterizada pela liberação de uma quantidade de feromônios - "substância biologicamente muito ativa, secretada especialmente por insetos e mamíferos com funções de atração sexual, demarcação de trilhas ou comunicação entre indivíduos" - superior às taxas consideradas normais.

Filha de criação do rei Tíndaro de Esparta e da rainha Leda, Helena teria sido fruto de um relacionamento extraconjugal desta com Zeus, um famoso ilusionista, fato que realmente explicaria a condição peculiar da princesa, de natureza genética.

Testemunhas garantem que Páris "perdeu o rumo completamente ao deitar olhos na esposa de Menelau" e que, "se não fosse demasiado inconveniente, teria agarrado a moça em plena conferência com o rei". Odisseu, rei de Ítaca e aliado de Esparta, por sua vez, referiu-se a Páris como "o típico sujeito que não consegue separar a vida pessoal dos negócios".

Enquanto da movimentação e convocação de tropas no lado espartano, no lado troiano, ao que tudo indica, o rei Príamo não tem a menor idéia dos resultados obtidos pela incursão diplomática do filho, pois Páris e Helena ainda atravessam o Mar Egeu.

"Eu daria com um vaso na cabeça do meu filho se ele fizesse isso" - complementa Odisseu.


Texto idealizado para um trabalho [chato] de Filosofia com o seguinte tema: Mito, Razão e Jornalismo.

24, jem