sábado, 19 de janeiro de 2008

As peripécias da nossa brava língua portuguesa.

É o dicionário, sim? Pois bem... Todo santo dia, dou uma olhada no dicionário. O hobby mesmo gira em torno das palavras estranhas e das "dirty ones", porém, às vezes é preciso levar o objetivo principal do Houaiss a sério e, para tanto, checar o significado de coisas como:

-- Lemniscata: subs. fem.; rubrica: geometria - podária de uma hipérbole equilátera em relação ao seu centro.

Essa foi esclarecedora, devo admitir. Para os desventurados, que entenderam o contrário de tudo, não vos alarmeis, leiguíssimos amigos, pois cá está a chave de todo o entendimento:

-- Podária: subs fem.; rubrica: geometria analítica - lugar geométrico dos pés das perpendiculares traçadas de um ponto fixo às tangentes de uma curva.

Não tem de quê.

Ainda na condição de exploradora do A a Z, me pus a investigar a existência d'um neologismo precisadíssimo no cotidiano dessa gente despojada que fala o que pensa. E, para grande surpresa, lá estava ele, o "Semancol".

-- Semancol: subs. masc.; regionalismo: brasil. uso: jocoso - m. q. SEMANCÔMETRO.

-- SEMANCÔMETRO: subs masc.; regionalismo: brasil. uso: jocoso - capacidade de desconfiar quando se está sendo demais ou inconveniente; desconfiômetro, semancol.

Dando continuidade ao passeio, queiram, por favor, olhar à vossa direita, onde tereis a chance de observar o que seria o sexo de lentilhas mutantes anãs. Cortando o papo furado, eis aqui prova irrefutável de que a vida - que, entre outras coisas, envolve a arte de comunicar esforços desprovidos de sentido e/ou razão em torno dum mesmo paradoxo - é uma loucura, representada no palco do teatro do absurdo:

-- Despojar: verbo; transitivo direto - espoliar (pertence alheio), roubar, saquear.
bitransitivo e pronominal - privar(-se) da posse.
transitivo direto, bitransitivo e pronominal - privar(-se) [do que revestia, adornava ou cobria], despir(-se), desnudar(-se).
pronominal - pôr de lado, largar, abandonar, perder.

-- ESPOJAR: verbo; pronominal - DEITAR-SE E ROLAR NO CHÃO, REMEXENDO-SE.
transitivo direto e pronominal - DERRUBAR OU CAIR NO CHÃO, ROLANDO.
transitivo direto - transformar em pó, pulverizar.

É... Existe verbo pra tudo mesmo. Se brincar, deve existir verbo até para o ato de tentar lamber o próprio cotovelo. E também um que será inventado assim que alguém conseguir.


Adicionando mais um parecer básico às minhas pesquisas, descobri que, enquanto você é feliz, eu 'tô' jucunda. [Vai dar uma olhada no dicionário. Tá chovendo mesmo... ;0)]

i want you (she's so heavy), beatles

Nenhum comentário: