terça-feira, 28 de julho de 2009

acerca dos 'famidegenerados' 140 caracteres

Danilo Gentili, um dos repórteres do programa Custe o Que Custar (CQC), transmitido pela Rede Bandeirantes, fez um comentário besta no twitter, no domingo: "Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol?". Entenderam aquilo como um comentário racista... Confesso que, se ninguém tivesse alardeado nada, eu nem desconfiaria. Passaria reto, como se fosse uma piadinha sem graça.
Mas depois o cara foi lá e escreveu algo como "Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco?". Daí, ele disse "Reparem: na piada do KingKong nao disse a cor do jogador. Disse q loira saiu c/ cara pq e famoso. A cabeca de vcs q tem preconceito hein".
Honestamente, eu acho que ele podia ter ficado com a última justificativa e só. Aliás, ele poderia ter ficado simplesmente quieto... Comentário de famoso no twitter vira manchete, é impressionante. E mais impressionante ainda é perceber que, muitas vezes, não passa de um comentário infeliz e mal escrito.
Ok. Gentili é um dOS caras. Tem um humor ácido insuperável e detona na hora de criticar a politicagem do país em rede nacional. É o pesadelo dos congressistas. É admirável, mas isso não faz dele um deus. Muito menos no twitter... Onde você tem espaço para comentar com mais facilidade e muito mais rapidez tudo o que qualquer um diz - seja você alguém tentando se passar por outra pessoa, ou você mesmo. E o Gentili é, como se sabe, um poço de mensagens afáveis. Pronto! Numa dessas, o cara, em casa, com um pote de pipoca na mão, se prestou a comparar um macaco hollywoodiano com um negro. E a macacada histérica que é qualquer povo - ou, no caso, o conjunto de 100.000 e sei lá quantos "seguidores" dele - se encarregou do resto. Talvez ele tenha mesmo pegado pesado, mas eu nem quero discutir isso, porque é besteira.
Essas personalidades contundentes da tv brasileira não sabem quando fechar a matraca. E, se se achassem realmente menos influentes do que pensam que são, não se defenderiam das milhões de acusações que recebem de maneira tão veemente. Para fazer um adendo, até o João Gordo entrou na brincadeira... Aparentemente, um fake do João Gordo no twitter começou a implicar com o Danilo Gentili, o que deu início a uma briga ridícula via twitter.
O Gentili, então, ligou para o João Gordo, durante o programa deste na MTV, e ouviu algo como "#*$@><¢¬¬'' vai se foder". E, bem, fato é que a merda já estava feita e o vídeo com o telefonema juntou sei lá quantos mil acessos.

O twitter, atualmente, tem sido o cenário favorito das guerras de ego dessas celebridades e pseudo-celebridades. Elas poluem o twitter com disputinhas e excessos. Não falo da desmitificação e também não digo que não gosto de ler uma ou outra tirada dessas criaturas invencíveis; elas têm todo o direito de falar bobagem e isso é o bacana no twitter - o negócio de o top parecer tremendamente ordinário. O problema são essas criancices e a falta de bom senso desse pessoal, que, querendo ou não, é referência - o dito reconhecido top - e atira propaganda e alfinetada ao @compadre ali adiante como se fosse conteúdo. Vide guerra entre Marcelo Tas e Luciano Hulk por "seguidores", entre outros conflitos.
Sobre o tweet do King Kong, o Gentili teve que fazer um post no blog pessoal entitulado "Um Post Racista", pra ver se se justificava. E, no microblog, ele postou: "http://twitpic.com/bqdya - Obrigado pessoal. Vocês conseguiram me prender igual um macaco por denúncias de racismo". Em menos de dois dias, ele falou bosta, o pessoal especulou, ele falou mais bosta, o pessoal especulou mais ainda, ele se defendeu, se defendeu de novo e agora está para ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo.

Toma cuidado com o que diz, mâno. Depois fica chorando as pitangas, como se fosse um rei destronado... E, o que é pior, vai lá e posta no twitter! Bah.

Nenhum comentário: